Mercado de ações deve evitar o passo em falso!
Os principais índices de ações dos EUA terminaram mistos na semana passada, com ganhos sendo registrados no S & P 500 Index e NASDAQ Composite, enquanto o Dow Jones Industrial Average ficou para trás. Foi uma semana movimentada no que diz respeito aos lucros das empresas, atividade do Fed e dados econômicos com todos os fatores no preço da ação em algum momento ou outro, no entanto, todos esses eventos geraram muito pouca mudança nos preços.
Enquanto todos os olhos estavam voltados para os índices de ações de grande capitalização dos EUA, as ações small-cap e internacionais superaram o grupo. Isso sugere que os mercados dos EUA podem estar superestimados, uma vez que a economia não perdeu nada, enquanto as ações internacionais surradas podem ter mais apelo, porque a economia global pode estar em posição de se recuperar. Em outras palavras, poderíamos estar olhando para um jogo de alocação em que os gestores de ativos vendem parte das coisas boas e transferem dinheiro para ações mais baratas, com mais potencial de lucro.
Realmente não havia muito o que fazer com os operadores de ações na semana passada, exceto por possíveis problemas de avaliação. Isso levanta a questão: os investidores norte-americanos ainda estarão dispostos a perseguir o mercado mais alto nos níveis atuais de preços, ou estarão mais dispostos a reservar alguns lucros e esperar por um recuo em uma área de valor.
Os relatórios econômicos domésticos da semana passada foram mistos, mas a maior parte ainda é positiva. Vimos um aumento na confiança e na produtividade do consumidor. Além disso, a economia dos EUA adicionou 263.000 empregos em abril e a taxa de desemprego atingiu uma baixa de quase 50 anos. O crescimento dos salários foi estável, mas ainda decepcionante para alguns. De uma perspectiva positiva, isso indica que o mercado de trabalho pode continuar a apoiar o crescimento econômico sem elevar a inflação.
O Federal Reserve dos EUA chegou a ser um pouco menos do que o esperado. A grande surpresa para alguns participantes do mercado é que o banco central reduziu as chances de um aumento de taxa no ano passado com seus comentários. Os formuladores de políticas do banco central reiteraram sua abordagem paciente em estabelecer taxas, mas também sinalizaram que, devido ao forte crescimento do trabalho, não estavam se preparando para reduzir as taxas de juros. Isso desencadeou uma leve liquidação no final da semana por parte de investidores que tinham preços em um Fed mais dovish.
No entanto, os investidores do mercado de ações parecem gostar da política do Fed neste momento, porque não sugerem que um aumento da taxa está no horizonte. Os comerciantes preferem que o banco central mantenha as taxas estáveis, em seguida, aumentá-las. Um corte de taxa teria sido a cereja no topo, no entanto.
Avançando, o mercado de ações deve permanecer saudável, uma vez que a política do Fed está se acomodando. A economia também é saudável, embora lenta. Enquanto a inflação permanecer ligeiramente abaixo da meta de 2% do Fed, os formuladores de políticas realmente não têm escolha a não ser observar como as condições se desdobram.
Embora o estímulo do Fed tenha ajudado a gerar retornos sólidos no mercado de ações, há evidências de que esse mercado está sendo apoiado pela melhoria dos fundamentos. Dados recentes mostram um crescimento constante consistente na economia e nos lucros corporativos. E nos últimos seis meses, vimos o que as taxas de elevação podem fazer muito rapidamente no mercado de ações.
Além disso, o relatório de empregos de abril destacou a força na força de trabalho. O desemprego é baixo, os salários estão subindo constantemente e isso está ajudando a impulsionar os gastos das famílias, que basicamente mantém a economia unida.
À medida que a temporada de resultados chega ao fim, os investidores vão olhar para trás e ver que os resultados dos lucros corporativos chegaram antes das expectativas, quando menos de um mês atrás os especialistas pediram a pior temporada em três anos. Isso é importante porque, mesmo com o ambiente de taxa de juros relativamente baixa, o crescimento dos lucros continuará a ser um fator-chave para o desempenho do mercado no resto do ano.
Enquanto continuamos otimistas sobre o crescimento futuro no mercado de ações, estamos sendo realistas quando dizemos que há potenciais armadilhas, incluindo a possibilidade de um passo em falso do Fed, um colapso das negociações comerciais entre EUA e China, incerteza política em relação à Casa Branca e precipitação do Brexit.
Comentários
Enviar um comentário